sábado, 21 de agosto de 2010

Doenças provocadas por nematelmintos

Ascaridíase - é causada pelo Ascaris lumbricoides, vulgarmente conhecida por lombriga. Contaminação por água e alimentos contaminados com os ovos do verme. Os ovos eclodem no intestino e as larvas ganham a circulação sanguínea. Percorrem diversas partes do corpo para completar o seu desenvolvimento, o chamado ciclo de loss. Neste ciclo passam pelo pulmão(ciclo pulmonar), podendo caracterizar um quadro de doença pulmonar, similar a uma pneumonia. É assintomática, em pequenas infestações podendo haver somente emagrecimento.
Ancilostomose - Vulgarmente conhecida como amarelão. A penetração acontece geralmente pela sola dos pés. Assim como o Ascaris lumbricoides, realizam o ciclo de loss. Estes vermes apresentam "dentes", permite sua fixação na mucosa intestinal, isso faz com que haja perda gradativa de sangue, caracterizando o quadro de anemia. No intestino ocorre a reprodução cruzada no intestino e a fêmea realiza ovoposição. Estes saem junto com as fezes, reiniciando o ciclo.
Filariose - vulgarmente conhecida com elefantíase. é transmitida por um mosquito culex, também conhecido como muriçoca, penetram a circulação linfática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário