segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Brasil 2° parte - governos e os franceses no Brasil

Tomé de Sousa - trouxe material para a construção da primeira cidade, além de algumas cabeças de gado, início das atividades jesuítas, chefiado pelo padre Manoel da Nóbrega, organização da expedição de Francisco Bruza de Espiñosa à procura de riquezas minerais no sertão baiano, criação do primeiro bispado brasileiro, desempenho de importante papel como intermediário entre portugueses e índios foi o caramuru, a campanhia de Jesus, sob chefia de Nóbrega, fundaram o primeiro colégio, Jesuítas fizeram a catequese.
Duarte da Costa - trouxe Dom Álvaro da Costa e também José de Anchieta, o 1° bispo criticou a agressividade e os maus costumes de Dom Álvaro, a população dividiu-se em 2 facções, o bispo teve de ir a Portugal, mas morreu no meio do caminho, foi morto pelos índios caetés, neste governo é que foi criado, os franceses invadem o Rio, como o governo não possui recursos, nada pôde fazer.
Mem de Sá - expulsou os franceses do Rio, os jesuítas Anchieta e Nóbrega conseguiram firmar paz entre portugueses e índios tamoios, que ameaçavam a segurança de São Paulo e São Vicente, em 1° ataque de Mem de Sá destruiu a forte coligny que eles tinham construido, mas eles construiram de novo, pois conseguiram refugio nos índios, Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, que foi a base dos portugueses na luta contra os franceses. Derrubaram o morro de São Januário, conhecido tbm como morro do castelo, com a derribada aterrou-se parte da baía de guanabara, onde foi construido o aeroporto de Santos Dumont. Os terminós do espirito santo ajudaram a derrotar os franceses, comandados por Araribóia, como recompensa recebeu uma sesmaria, e deu-se a origem de Niterói. Estácio de Sá durante a batalha contra os franceses morreu devido a uma flechada que ele tomou no rosto.
Dom Luís de Vasconcelos, que foi enviado para ser governador morreu durante a viagem para o Brasil, quando seu navio foi atacado por piratas franceses.
Em 1573 houve devido ao perigo de invasão estrangeira houve a divisão do Brasil em 2 governos, mas em 1578 estabeleceu-se novamente a centralização do poder, durante o governo seguinte, de Lourenço da veiga, Portugal e Brasil passaram para o domínio da Espanha(união ibérica).


França antártica no Rio e França Equinocial no Maranhão.
Devido as perseguições que os Huguenotes estavam passando o governo pretendeu formar uma colônia de abrigo para os calvinista, mas Estácio de Sá os expulsaram.
Os Portugueses não ligava muito para a costa ocidente brasileira, passou a ligar depois das atividades dos franceses nessa área, os franceses estabeleceram-se numa ilha, o forte de São Luíz, mas o Brasil consegui dete-los.
Em 1580 uma crise dinástica levou à união de Portugal e Espanha sob o mesmo rei. Dom Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir, África, na qual os mouros derrotaram os portugueses, como ele não deixou herdeiro quem liderou foi Felipe 2°, mas houve consequências, pois os inimigos da Espanha, ingleses e holandeses, invadiram o Brasil. Os ingleses só saquearam alguns pontos do litoral, a mais importante foi a invasão holandesa, a Holanda liberta-se da Espanha, Espanha finaliza contato de produto com Holanda, Holanda buscou produtos.
A Holanda controlava a distribuição, o refino e transporte do açúcar brasileiro na Europa. A conquista do Nordeste brasileiro organizada pela campanhia das índias ocidentais, tinha objetivos claramente econômicos.
A notícia que a Holanda ia invadir o Brasil chegou bem antes de se realizar a invasão. 
Os holandeses na Bahia.
Conseguem boas vitórias até o momento em que quem entra no governo foi Dom Francisco de Moura, tática tal que ele utilizou foi de por os holandeses em emboscadas, chegou um momento em que eles tiveram que renderem-se, a invasão proporcionou uma grande dívida à campanhia das índias, e não trouxe rendimentos satisfatórios.
Os holandeses em Pernambuco.
A perda sofrida pela campanhia das indias ocidentais, com o fracasso da Bahia, foi recompensada quando o almirante holandês aprisionou um navio Espanhol cheio de prata, que viajava do México para a Espanha. Tal dinheiro foi muito importante pois financiou uma nova invasão no Brasil, Espanha estava vencendo até que Calabar traiu o povo, houve o domínio holandês, uma nova esquadra veio ao Brasil com um novo governador do Brasil holandês: Maurício de Nassau.
Governo de Nassau.
Nassau conseguiu firmar o domínio Holandês em Pernambuco e estende-lo a quase todo Nordeste, Nassau construi pontes, orfanatos e hospitais, Nassau deu liberdade de culto a católicos e judeus, permitiu que os portugueses e brasileiro participasse do governo na câmara de Escabinos, em 1640 teve o fim do domínio espanhol subindo ao trono a dinastia de Bragança, a quarta e última que governou portugal, fez-se um acordo de paz entre portugueses e holandeses, mesmo assim Nassau realizou um ataque contra Maranhão, mas ele revoltou-se contra a companhia devido a altos impostos, com isso Nassau foi retirado do governo, os pernambucanos foram contra os holandeses, sem a ajuda de Portugal pois havia feito um acordo de paz com a holanda até dez anos, conseguiram com muitos esforços expulsar os holandeses daquela área. Teve muita consequência a invasão holandesa no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário