sábado, 21 de agosto de 2010

Doenças causadas por bactérias

Tuberculose - doença causada pelo Mycobacteruim tuberculosis(bacilo de Koch), o organismo consegue acabar com as bactérias, não conseguindo, elas se instalam no organismo, formando pequenos nódulos no pulmões(tuberculose primárias), sem tratamento do hospedeiro, as bactérias começam a formar "cavernas" nos pulmões, ocasionando o aparecimento do sangue presente nas tosses. Tratamento é a vacina BCG.
Leptospirose - Por zoonose causada por uma bactéria presente na urina do rato, os primeiros sintomas são gerais, similares a uma gripe. Posteriormente, pode evoluir para casos de insuficiência renal.
Hanseníase - Myco.. leprae, transmitida ou por contato, ou pelo ar, atinge primeiro os nervos depois podendo pegar os braços e as pernas, sintomas perda da sensibilidade da pele, manchas em diversas parte do corpo, intupimento constante do nariz, podendo apresentar sangramento. Tratamento é de acordo com a quantidade de bactéria, se tiver muitas a duração é de 6 meses, caso haja muitas a duração é de 2 anos.
Tétano - é provocada pelo clostridium tetani, penetra o organismo através de lesões na pele e do cordão umbilical, produz toxinas, podendo levar o indivíduo à morte, sai por meio de fezes, sintomas : cefaleia e dificuldade de deglutição e espasmos musculares, especialmente nos músculos da mastigação, caracterizando o riso sardônico(forçado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário