segunda-feira, 23 de agosto de 2010

História do Brasil 3

Entrada e bandeirantes.
Bandeirantes recebe este nome devido ao estandarte que utilizavam, sem recursos, brancos, índios e mamelucos, o chefe tinha todo poder, gualteira é um capuz de couro que os bandeirantes utilizavam, levavam além de muitas coisas levavam sementes. Gostavam muito de pegar índios, Monções era nome dado as expedições fluviais que se dirigiam a cuiabá. As monções era diferente dos bandeirantes.
A decadência do bandeirismo
decadência da economia açucareira, devido a concorrência do açúcar produzido nas antilhas, depois da expulsão dos espanhóis os portugueses importavam negros, substituiu os habitantes da terra no trabalho escravo. Com o bandeirismo houve a mudança de capital para o Rio de Janeiro. Com o chocamento dos Paulistas com os foranteiro gerou uma guerra dos emboabas(passaro de pés espumados).
Tratado de Utrecht - tratado entre Brasil e França.
Tratado de Madri - tratado entre Espanha e Portugal.

Durante o domínio espanhol no Brasil, Portugal perdeu várias colônias dos inimigos da Espanha.
Aclamação de Amador Bueno - fim do domínio espanhol e os paulinos, o que eles não gostaram.
Conjuração de "Nosso pai" - e o governador antipatico com o povo.
Revolta de Beckmam - fim da escravidão de índios. Beckmam morreu enforcado.
Guerra dos Emboabas - em Minas. os emboabas ganharam.
Guerra dos mascates -  olinda(era açúcar) e Recife,que durante o domínio espanhol cresceu muito.
Revolta de Felipe dos Santos - contra o fim da casa de fundição, pois o governo queria acabar com o contabando.
Inconfidência mineira - estudantes foram viajar e viram a independência dos EUA, não gostava da derrama, atividade de Joaquim José da Silva Xavier, tinha como uma das principais metas criar uma universidade.Frase na bandeira liberdade nem que seja tardia.
Inconfidência carioca - divulgação de idéias, revolução francesa.
Inconfidência baiana - revolta dos Alfaiates, queria república.
Revolução pernambucana - O governo acabou com a revolta, mas contribuiu para a indepência mais tarde, pois aconteceu em 1808, pois houve muitas modificações no Brasil com a vinda da família real.
Transferência da corte - pois França queria acabar com o comércio da Inglaterra com a Europa, Napoleão quis o bloqueio continental, mas Portugal não quis logo veio para o Brasil, houve a abertura dos portos, aconteceu a revolução do porto, dia do fico, independência, alguns portugueses não gostaram, houveram guerras, 1° país a aceita foi o EUA, pois existia a doutrina Monroe, Brasil queria mais o reconhecimento de Portugal, Inglaterra estava esperando por Portugal, Inglaterra financiou o Brasil ao reconhecimento. Criou a assembléia constituinte de 23, mais o pessoal estava querendo acabar com seus poderes, ele pegou esses pessoais e mandou-los à Europa. Em 24 criou a assembléia, e criou os poderes, com a constituição republicana promulgada em 1891 acabou com o poder moderador.
Houve a confederação do Equador 
Imperador desistiu, abdicou.
As regências trinas
Provisória - quando queriam acabar com o gabinete dos marqueses eles não visavam derrubar o governo, logo ficaram suroriendidos. Durou pouco mais de 2 anos, houve muitas desordens.
Depois criaram













Nenhum comentário:

Postar um comentário