sábado, 21 de agosto de 2010

Doenças causadas por protozoários

Malária - Plasmodium, sendo que necessita do mosquito anopheles(fêmea) para a transmissão. Apresenta dois hospedeiro o intermediário e o definitivo. No homem os protozoários acometem o fígado e as hemácias. Estas se rompem em intervalos regulares, caracterizando os tipos de malária: terçã benigna, quartã, terçã maligna(fatal). A febre na malária é ocasionada pelo rompimento das hemácias, que liberam toxinas e o protozoário para o sangue.
Doença de chagas - Prypanossoma cruzy, vulgarmente conhecido com barbeiro, nome tal devido a picada no rosto pois o corpo fica tapado com cobertor enquanto o rosto não, este animal adquire o protozoário a partir de animais silvestre, quando pica o homem, defeca ao lado do local da picada, suas fezes irritam a pele, e o há a coçagem, o que lança o protozoário para o interior, atinge o músculo cardíaco, o tratamento é feito com benzonidazole. Porém em alguns casos, se faz necessário o transplante do coração.
Toxoplasmose - é provocada pelo toxoplasma gondii. O hospedeiro desta doença é o gato, que transmite a partir das fezes, caso uma mulher grávida tenha contato com fezes pode acorretar em uma doença congênita, a hidrocefalia(edema, que o inchaço de algum orgão por acúmulo de líquido), distúrbios psicomotores, bloqueio de vasos sanguíneos e morte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário