sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Doenças causadas por vírus

Dengue - doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que representa hábitos diurnos,este mosquito pode estar contaminado com o arbivírus do  1 2 3 (existem quatro sorotipos - 1 2 3 e 4 - no Brasil existem apenas os tipos 1, 2 e 3), uma pessoa pode pegar dengue até 4 vezes pois adquire imunidade contra o sorotipo que a acometeu após a infecção; existe a dengue hemorrágica, que além dos sintomas da dengue clássica, apresenta também: hemorragia cutânea, gengival e gastrintestinal.

Febre amarela - mesmo transmissor, quando contaminado com flavivírus. Esta doença é passada para uma localidade da seguinte forma: um indivíduo vai para a zona rural, onde existe a febre amarela silvestre. neste local, o mosquito Haemagogus é o responsável pela transmissão, isso se deve a manuntenção da doença nessas localidades pois o macaco é o hospedeiro natural da doença. O paciente paciente fica com amarelão pois a bilirrubina que fica acumulada na pele. O paciente fica com enjoo, vômito, dor muscular em todo corpo. Em casos mais graves, provoca lesões no fígado.Não existe tratamento. como prevenção tem uma vacina com 95% de imunidade, logo depois tem de se evitar o acumulo de água limpa e parada.
 Hepatite - pode ser considerada qualquer tipo de infecção que aconteça no fígado. A hepatite pode ser dos seguintes tipos:

  1. Hepatite A - é transmitida por via fecal-oral.
  2. B - transfusões de sangue.
  3. C - transmissão também a partir com o sangue contaminado.
  4. D - Sua causa de transmissão é similar ao do vírus da hepatite  B.
  5. E - é similar à hepatite A
Sintomas característicos da doença: ictirícia, urina escura e fezes claras. As hepatites A e E evoluem de forma  a não deixar sequelas, a hepatite E às vezes pode ocasionar a morte da mulher gestante. As B, C e D deixam sequelas, passando a apresentar um quadro crônico da doença. A hepatite D ocasiona isso quando associada com a hepatite B.

Poleimielite - é uma doença causada por um poliovírus, transmissão ocorre pelo meio fecal-oral, acometem principalmente crianças, mas também pode acontecer em adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário