sábado, 4 de setembro de 2010

Petróleo e Gás

Inicia-se quando o Marquês de Olinda concedeu a José de Barros Pimenteu o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Marau, na Bahia.
Em 1930, depois de vários poços perfurados sem sucesso em alguns estados brasileiros, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio Bastos tomou conhecimento que os moradores de Lobato, na Bahia, usavam uma "lama preta", oleosa, para iluminar suas residências. Várias pessoas lutaram para descobrir o petróleo e chegaram a serem chamados de "maníaco".Manoel não desistiu e em 1932, foi recebido pelo Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Entregou ao presidente da Relatório sobre a presença da substância em Lobato.
As jazidas mais novas tem menos de 2 milhões de anos, e as mais velhas tem 5 milhões.
As camadas rochosas foram se depositando sobre os resto de animais e vegetais, que com a presença de bactéria e outros, formou-se o petróleo. O petróleo não se encontra nos lençóis subterrâneos, mas nos poros ou fraturas das rochas, o que pode ser comparado à imagem de uma esponja encharcada de àgua. O petróleo sai da zona de maior pressão para menor pressão, até achar uma barreira, muito petróleo perdeu-se na superfície pois não achou barreira. Era utilizado o óleo de baleia para luz, mas foi substituído.
O petróleo em proporções bem menores possui átomos de oxigênio, nitrogênio, metais pesados, e enxofre. As cores que pode possuir vai do castanho-escuro ao preto, passando pelo verde, ou fluido e de cor clara.
Daqui a 6 anos somente 6 países vão poder exportar petróleo a não ser que achem mais jazidas.
Quais as matérias que trabalham na procura de petróleo?
geologia e geofísica.
Quando uma perfuração é boa eles tratam de perfurar mais e mais poços fazendo e chamado "campo de petróleo", um campo de petróleo pode durar até 30 anos.
Para cada 100 poços explorados a petrobras obteve no período de 2003/2005 índices de sucesso maiores do que 40%, superiores à média mundial, que fica em torno de 20%.
Existem 2 tipos de perfurações: Onshore e offshore.
Tipos de plantaformas:
Fixas, Móveis(Auto-eleváveis, semi-submersíveis, plataforma de pernas atiradas).
Navios sondas: FPSO, Navio aliviador.
Processo de extração:
Lança o aço(revestimento), no espaço entre a rocha perfurada e o revestimento lança-se cimento para que não haja comunicação entre as várias zonas porosas que foram atravessadas pelo poço, o próximo passo é descer o canhão pelo interior da tubulação de aço. Essa ferramenta perfura o revestimento e o cimento criando uma comunicação entre a jazida e o interior do poço, coloca-se a árvore de natal. Entre outros métodos.
É feito a destilação fracionada.
O produto é adquirido a partir do peso.
O craqueamento, pode ser térmico ou catalítico, é utilizado para quebrar moléculas maiores em menores com maior valor comercial.
Polimerização - o objetivo é produzir gasolina com alto teor de octano, que possui elevado valor comercial.
Alquilação - se diferencia da polimerização pois pode juntar-se com outros elementos, de grande importância para a gasolina de aviação.
Dessulfurização.
Hidrogenação.
O petróleo é levado para o terminal, depois é levado para a refinaria, onde será processado, e dará os produtos. A Transpetro faz isso.
A petrobrás possui mais de 7 mil postos, é a única a estar presente em todo o território nacional.
Gás natural é chamado de combustível limpo.
Exploração é parecida com o do petróleo.
Na UPGN, nesta etapa o gás é desidratado e fracionado, neste fracionamento são obtidos: metano e etano; propano e butano; pentano, hexano, heptano e hidrocarbonetos superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário