quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A evolução do conhecimento.

Como era o acervo no passado?
Era significado de acordo com o formato da placa, que podia ser redondas ou retangulares.
Qual é uma das maiores biblioteca romana?
A Ulpiana, feito pelo imperador Trajano.
Durante a idade média, na igreja católica, cada mosteiro tinha o seu "Scriptorium", onde faziam o códex de outras obras feita à mão.
Quem montou a biblioteca do Vaticano?
Nicolau V
1° Livro impresso foi a bíblia de Guttenberg. Houve o aumento da velocidade da impressão, aconteceu a mudança de impressora mecânica para a vapor, depois ficou mais rápido pois poseram a rotação.Os egípcios utilizavam o papiro, depois enrolavam em um cilindro. Os chineses também utilizavam só que com seda, os indianos utilizavam folha de palmeira.
Como se chamava a encadernação dos pergaminhos?
Códex.
Quantos copista existia em cada mosteiro?
40
A Europa fez primeiro papéis artesanatalmente com linho e algodão, mas era caro e complicado, mas depois o papel foi fabricado por maquinas, era muito pesado por principalmente o tamanho das letras, Aldo inventou a letra cursiva, os pedaços de tecidos passaram a ser substituído por poupa de madeira, a capa que antes era de couro passou a ser de papelão.
Os chineses inventaram a folha só que deixou escondida de outras nações até que os japoneses invadiram, os Árabes pegaram alguns fabricantes, e depois disto espalhou-se pelo mundo.
Quantos sinais tem o alfabeto Fenício?
22
Para os egípcios a escrita era divina e mágica. 
Qual a simplificação do hieróglifos?
Hierático, a língua egípcia caiu em desuso quando o imperador Teodósio proibiu o ensino e a escrita, daí para a frente juntou com o grego, resultando a formação de uma língua nova, a copta, depois foi substituida pelo Árabe.
Durante muito tempo a escrita dos faraós permaneceu desconhecida, até que um francês conseguiu decifrar em uma pedra de roseta.
Quantos alfabetos atualmente existem?
50
a maioria tem entre 20 e 30 letras e o Cinganês com mais de 50 e o havaiano tem 12 letras.
Os romanos inventaram o carteiro-corredor.
Expansão do conhecimento:
Academia de Platão.
A aprendizagem em Roma era restrita a mulher, os patrícios era a classe mais abastadas, muitos professores que tinha em Roma era estrangeiros capturados em guerra.
Carlos Magno, com o fim do império bárbaro, fez escolas e mandou que os filhos da elite estudasse, ele falava latim e grego mas nunca aprendeu a ler.
Onde foi feito a primeira universidade do mundo?
Foi em Cairo no ano 970 em Al Azhar.
A do Brasil foi a USP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário